quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Será que salário mínimo gera desemprego?


Obama está querendo implantar salário mínimo nos Estados Unidos. O Escritório Bipartidário de Orçamento (CBO) disse que isto causará a demissão de possivelmente milhões de pessoas, pois a mão de obra ficará mais cara. O governo Obama estão passou a dizer que pode ser uma coisa boa as pessoas trabalharem menos. Meu Deus do céu! É a valorização da preguiça.

E a não é a primeira vez que a administração Obama acha que é uma boa coisa este negócio das pessoas trabalhare pouco. O CBO também falou que o sistema de sáude implantado por Obama irá provocar desemprego. O governo disse que seria boa as pessoas "perseguirem seus sonhos" ao invés de trabalhar.

Mas será que o salário mínimo gera desemprego sempre?

Eu sempre costumo responder a este tipo de questão, perguntando o que a pessoa chama de desemprego? As definições de desemprego são complexas e os cálculos de desemprego são muitas vezes mal feitos. Por exemplo, no Brasil, a taxa de desemprego mais observada não considera as pessoas que desistiram de procurar emprego e também não observa o País inteiro, apenas seis capitais. Se você mora em Fortaleza e está desempregado, você não faz parte da Pesquisa Mensal de Emprego do IBGE.

Assim dificulta-se a resposta da pergunta.

Mas você pode responder olhando simplesmente a lei de demanda: quanto maior o preço, menor a procura. Quanto maior o salário, menos se procura por trabalhadores. É o que fez o grande economista americano Thomas Sowell abaixo. Texto publicado no site Townhall

Minimum Wage Madness

Um comentário:

  1. It also features company-related stories providing company summaries and other relevant information.
    Such avenues include television and radio broadcasts; Christian books, CDs, audio and video recordings;
    and Christian websites and Internet groups.

    Also visit my web-site http://www.makesquirt.com

    ResponderExcluir