sábado, 8 de fevereiro de 2014

Leis da Física e Leis da Economia


Nesta semana, eu assisti a uma entrevista de Mary O'Grady, especialista em América Latina, para o jornal Wall Street Journal. Ela fala da situação da Argentina e como este país nunca aprende com seus próprios erros. O'Grady é uma excelente jornalista, mas lá pelas tantas ela disse uma frase que é repetida por alguns economistas: "algumas leis da economia são como leis da física, não podem ser derrubadas".

Eu não gosto desta frase simplesmente porque não se trata de leis econômicas, mas sim de leis morais.

Se você, ou um Estado, não paga o que deve, ninguém vai lhe emprestar dinheiro. Se você não cumpre uma promess ninguém confia em você. Se você, ou um Estado, rouba alguém (ou um contribuinte), esta pessoa se afasta de você, muda de país, esconde o dinheiro,.... Se você, ou um Estado, mente, ninguém confia em você. Se você, ou um Estado, se comporta de forma ditatorial com seus amigos e familiares (ou com contribuintes ou com a imprensa), as pessoas se afastam de você, passam a lhe odiar...

A Economia é uma ciência social, mas muitos economistas acham que ela é um ciência exata. Estupidez.

A Economia precisa estudar moral/ética, mas os economistas só se preocupam com o custo de oportunidade (ganhar dinheiro).



Nenhum comentário:

Postar um comentário