sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Caso Ucrânia: Economista tem mania de achar que sabe tudo.


Eu sou economista, com mestrado, mas fico decepcionado toda vez que vejo um bom economista reduzindo as questões sociais a questões econômicas. Eu costumo dizer que os economistas dominam o mundo, pois mesmo os políticos e sociólogos às vezes fazem a mesma coisa.

Ontem eu vi um post sobre a Ucrânia no site Zero Hedge que me lembrou disso. O autor reduziu o problema na Ucrânia a uma simples questão econômica dos gasedutos que atravessam o país para abstecer a Europa com gás.

O título do post dele é "Ukraine Situation" Explained in One Map" (A Crise na Ucrânia Explicada em um Único Mapa). Colocando o Mapa que vai acima.

É claro que os fatores econômicos são importantes, o povo precisa trabalhar para sobreviver. Mas não, a crise na Ucrânia não é explicada pelo mapa! O país é um caos a longo tempo com níveis de corrupção altíssimos tanto de quem está no poder como da oposição. Além disso, o país tem questões históricas problemáticas com a Rússia e também com a Europa. Eu já falei do Holodomor, por exemplo, no meu outro blog.

Eu costumo dizer que o ensino de economia perdeu o rumo quando Adam Smith idolatrou o egoísmo ("mão invisível"). Antes, havia considerações sociais bem mais profundas. Hoje o economista é exigido o conhecimento de vários modelos matemáticos, mas não tem a menor ideia de história, filosofia, direito, etc. O pior é que os cientistas sociais embarcaram na lógica econômica.

Rezemos pelo povo da Ucrânia.

E a questão da Venezuela? Bom, o que acontece na Venezuela é reflexo da velha idiotice latino-americana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário